-
Arquitetos: Pietro Terlizzi Arquitetura
- Área: 250 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Guilherme Pucci
-
Fabricantes: Arkos, Artefacto, Colormix, Eurocuccina , Fernando Jaeger, Fogo e Art, Fogões e Shop, Isolar, King Paisagismo, Lumini, MAIS 55 DESIGN, Palimanan, Portobello, REKA, SCA MOVEIS PLANEJADOS, Sollos - Jader Almeida, Stobag, Tanah Madeiras, Tidelli, Vidros Sistemas, +1
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Triplex Vila Romana foi um projeto bastante especial inspirado em design, arte, cultura e jogos.
Para chegar no resultado final com um projeto contemporâneo, o apartamento de 250m² de área construída traz soluções atuais como integração dos ambientes, piscina com borda de vidro, escada e mezanino vazados em um desenho serralheria esbelto. Em contrapartida, foi um processo bastante desafiador, pois o apartamento fica em um prédio antigo onde a implementação das soluções necessitavam uma série de adaptações. Setorizando os 3 andares do projeto; no primeiro já no Hall do Social temos uma primeira referencia (são muitas) à Brasília com um quadro feito por nós com azulejos de Athos Bulcão. Entrando no apartamento pela Entrada Social temos a Sala de Jantar, Cozinha e Lavanderia e o corredor aos dormitórios. A Ideia foi integrar a sala de jantar e cozinha através de uma parede de cobogó que também traz iluminação natural para o corredor de acesso para as áreas intimas. O sonho da cliente era ter uma cozinha cor de rosa. Então, usamos os mesmos acabamentos cor de rosa para a cozinha e lavanderia, também integradas, mas com o desafio de não ficar com características infantis, contrabalanceamos o rosa dos armários e da cerâmica com desenho português (link com a outra casa deles) do piso com a cor grafite na lâmina das bancadas, detalhes da marcenaria em freijó e o revestimento acima da bancada em azul. Na sala de jantar, o tampo da mesa orgânica desenhada pelo nós, acompanha o desenho do ambiente permitindo uma circulação fluida ao redor do espaço e o piso de madeira traz o aconchego dos materiais naturais para a sala. Neste ambiente temos também a arte na parede da artista Dani Shirozono, amiga intima do casal.
Além disso, criamos uma "caixa" muxarabi em marcenaria, que envolve a escada caracol original, criando a sensação de curiosidade sobre o que encontrar nos andares superiores. Esse elemento Muxarabi sendo utilizado em diversos ponto do projeto. Nos quartos, outra arte da artista Dani Shirozono se destaca na parede da cabeceira da suíte master remetendo a um pôr do Sol por trás da marcenaria em muxarabi. E em frente a cama, um móvel de leitura carinhosamente apelidado por estante útero, foi desenhado por nós com uma abertura em formato orgânico onde o futton gera uma sensação aconchegante e iluminação interna para o momento de leitura diário, costume dos proprietários.
Já no segundo andar o desafio foi conseguir ter a maior amplitude possível visual desse pavimento; para isso foi necessário demolir a piscina original e trazer a solução de se criar uma parade de vidro para a nova piscina, que fica a meio nível em relação a área externa. Com isso, a visão de quem sobe a escada caracol vindo do primeiro pavimento, é de enxergar o andar inteiro do triplex, ou seja, de ponta a ponta no sentido longitudinal do prédio, permitindo a entrada de muita luz natural e ventilação cruzada e sensaçãomáxima de amplitude nesse pavimento. Esse ambiente multifuncional e integrado, acomoda a lareira, sala de T.V., bancadas de trabalho e mesa de jogos que é revestida com o azulejo da Portobello, da linha Athos Bulcão, que também foi utilizado no forro entre as vigas em concreto aparente (originais) desse pavimento em referência a Brasília, cidade natal do morador. Ainda na área dos jogos, foi desenhado junto com os clientes, uma estante em homenagem ao Oscar Niemeyer (mais uma homenagem à Brasília) onde trazemos as linhas curvas nas estruturas em inox em referência aos pilares de Niemeyer no Palácio do Planalto, que são fixadas no piso e nas vigas, iluminadas por spots de piso e que estruturam e apoiam as prateleiras em vidro.
Outro destaque desse ambiente é a estante apelidada de "Tetris", que como o nome diz, tem referência as peças desse famoso jogo dos anos 90. A estante em serralheria e madeira, foi desenhada junto os moradores que gostam muito de jogos e tecnologia, participaram de todos os detalhes e processo de criação desse elemento. Na área externa a protagonista é a piscina com borda de vidro que foi idealizada com referência a um lago envolto por uma floresta, então o paisagismo foi bastante trabalhado nessa área com as paredes de jardim vertical que trazem a sensação de refúgio neste rooftop no meio de São Paulo. Esse jardim fica 100% visível tanto para quem esta no segundo pavimento e também do terceiro pavimento (rooftop). Partindo desse meio Nível do deck da piscina, temos o acesso ao terceiro pavimento, onde a escada e a plataforma superior foram desenhadas cuidadosamente para termos muita leveza visual... produzidas em serralheria, com grelhas vazadas, permitindo também a passagem de sol e luz para a piscina, deck e sala.
Chegando no terceiro pavimento, essa estrutura funciona como um piso flutuante que amplia a área útil do terceiro pavimento e cria uma conexão com a piscina. Também foi instalada uma cobertura retrátil que permite a flexibilidade de uso e adequações de acordo com o clima. Nesta área fica o espaço gourmet com churrasqueira à gás, mesa e cadeiras para área externa. Um dos pontos altos do Rooftop é o cinema que pode ser "à céu aberto" com todo o com telão retrátil. Destaque para a Lareira à gás para as sessões nos dias mais frios e a arte feita especialmente para os clientes pelo artista Renan Santos com referência ao livro "Voyage To The Bunny Planet", um dos livros preferidos do cliente. Abraçando esse pavimento, o guarda corpo foi trocado para vidro para conectar o apartamento com a vista total dessa região da cidade.